MATÉRIA DO DIA 02/09/2019 7° ANO F


A LÍNGUA EM FOCO
A morfossintaxe: seleção e combinação de palavras
Construindo conceito
            Relembre algum jogo – de futebol, vôlei, basquete – do qual você tenha feito parte. Para iniciar o jogo, foi necessário que você e seus amigos se dividissem em duas equipes. Normalmente, há um sorteio para ver quem vai ser o capitão de cada equipe e, assim, escolher os jogadores de cada uma delas. Antigamente, nas brincadeiras de rua, o dono da bola era quem escolhia os jogadores de seu time. Depois de definidos os times e a função de cada jogador é que o jogo começa.
            Imagine que você é o capitão de um time. Responda:
1.    Quais colegas você escolheria para compor sua equipe?

2.    Na sua opinião, que função cada um desses colegas desempenharia melhor em um jogo?

É possível comparar o uso da língua, escrita ou falada, com um jogo. Veja por quê. Ao usarmos a língua, primeiramente selecionamos as palavras (substantivos, adjetivos, pronomes, verbos, advérbios, etc.), assim como para realizar um jogo escolhemos inicialmente os jogadores para compor nossa equipe. Em seguida, combinamos as palavras em frases, nas quais, dependendo do contexto, elas passam a ter funções específicas (sujeito, predicado, objeto direto, etc.), do mesmo modo que, em um jogo, cada jogador desenvolve uma função, uma tarefa, ou seja, joga em uma posição. Veja como se dá a seleção e a combinação das palavras na frase  “A equipe depende de seus jogadores”.


      A
EQUIPE
DEPENDE
     DE
SEUS
JOGADORES.

SELEÇÃO
Artigo
Substantivo
   Verbo
Preposição
Pronome
   substantivo
COMBINAÇÃO
     SUJEITO
                                PREDICADO

3.    A seguir há um painel de palavras, que você deverá utilizar para formar frases. Primeiramente selecione palavras e depois combine-as para formar enunciados coerentes. Se necessário, acrescente outras palavras ou faça adaptações.
       ARTIGOS
 SUBSTANTIVOS
    ADJETIVOS
       VERBOS
   ADVÉRBIOS
o, a, os, as, um, uns, uma, umas
Menino, garota, mãe, avô, conselho, bicho, livro, biblioteca
sabido, triste, bom, bonito,  novo, usado, chorão, amistoso, sentimental
estar, viajar, brincar, vir, pensar, falar, jogar, rir, doar, ganhar
felizmente, nunca, sempre, não, no parque, amanhã

CONCEITUANDO
            Ao selecionar palavras, nós as escolhemos entre os grandes grupos de palavras existentes na língua, como o dos substantivos, o dos verbos, o dos adjetivos, etc. Esses grupos são morfológicos. Ao combinar as palavras em frases, nós damos a elas um papel sintático. Assim:

                                                                              As palavras geralmente recebem uma dupla classificação:
A morfológica, relacionada à classe gramatical a que pertencem, e a sintática, relacionada à função específica que assumem em determinada frase.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MATÉRIA DO DIA 01/10/2019. TERÇA-FEIRA. 7° ANO F

Matéria do dia 20/08 terça-feira